Uso de aditivos

Segundo a legislação brasileira, Aditivos Alimentares são “Apesar de essas substâncias serem liberadas, elas podem causar leves e graves danos ao corpo humano. Ainda existe o uso abusivo e indevido destes e de outros aditivos em alimentos, especialmente naqueles industrializados que chegam a ter até o seu valor nutricional alterado.
Alguns dos exemplos de alimentos que são alterados pelos aditivos são:
Leite - acontecem algumas fraudes como a adição de antiácidos (bicarbonato de sódio e soda cáustica) que impedem a identificação da fermentação, também a utilização de formol (usado para conservar defuntos), água oxigenada, cloro (usado como alvejante) e antibióticos usados para impedir a ação das bactérias.
Peixes - são conservados com o antibiótico tetraciclina.
Carnes - recebem nitratos e nitritos, que as deixam vermelhas, e seu sabor é alterado pela ação do glutamato monossódico (ajinomoto), que estimula o paladar.
Carnes - recebem nitratos e nitritos, que as deixam vermelhas, e seu sabor é alterado pela ação do glutamato monossódico (ajinomoto), que estimula o paladar.
Bebidas - o guaraná é o que contém menor teor de aditivos. Dispensa o ácido fosfórico, o óleo bromado e os corantes artificiais, usando apenas o caramelo. Já a cerveja recebe a vitamina C e o vinho e os sucos usam dióxido de enxofre como conservante.
Desta forma fique atento a leitura dos rótulos e em caso de duvidas sempre procure um nutricionista. E lembre-se o uso excessivo de alimentos que contém aditivos (conservantes) podem levar ao câncer por terem substâncias cancerígenas.
Comentários