Salga


salga é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos, vindo mesmo do tempo dos Rom Consiste na adição de sal ao alimento, cobrindo-o completamente (em concentração elevada), diminuindo ou impedindo a decomposição do alimento, quer por autólise quer por ação de microrganismos.


Mas o que é que acontece neste processo?


O sal desidrata o alimento (retira a água da sua composição) por diferença de pressão osmótica – a água desloca-se do meio em que se encontra em maior concentração (no alimento) para fora – reduzindo a sua atividade. Assim, permite a sua conservação pois a água é uma enorme fonte de microrganismos.

Por vezes, este processo é apenas preliminar pois de seguida efetua-se fumagem ou secagem do alimento – presunto, enchidos, etc.


Este era um processo muito usado no passado, tanto para carnes como para peixes, mas, com a inovação e o surgimento de outros métodos de conservação, entrou um pouco em desuso, tendo agora dado lugar à congelação ou à refrigeração. Onde ainda podemos ver a sua ação é na conserva do bacalhau, ainda muito utilizada.anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desidratação e secagem

Queijo gorgonzola.

Pasteurização